***Os Invisíveis***








            Hoje, aproveitei que não teria que ir para o estágio à noite para ir no cinema assistir o filme "Os Invisíveis", no cinema Caixa Belas Artes na Consolação. Estamos num momento que se fala muito sobre a Segunda Guerra Mundial, Holocausto dos Judeus, Fascismo e Nazismo por conta das eleições aqui no Brasil e também em outros países com a vitória de partidos que são considerados de extrema direita. Um assunto que estou bem cansadinha por conta do Facebook, por um lado não vejo a hora de chegar logo o dia 28 de outubro e por outro, estou com medo do que virá independentemente de que vencerá. Mas, eu quero falar sobre o filme. Para quem se interessa por filmes que tratam sobre o tema e também curte sair um pouco dos filmes hollywoodianos vale muito a pena. Já começa pelo cinema, que é um local diferente dos cinemas de shopping, lembra um pouco os cinemas dos anos 60 (não que eu tenha vivido a época, mas eu sou um tipo de pessoa que sente saudades do que não vivi. Não tenta me entender, eu desisti e a minha terapeuta também está desistindo), eu gostei bastante me senti um pouco pin up sem os vestidinhos da época. Vamos parar com as piadinhas e irei falar do filme.
            O filme é uma mistura de filme e documentário, conta a história de quatro judeus sobreviventes da Segunda Guerra Mundial, mistura cenas reais da Guerra, com os atores e também imagens recentes dessas pessoas já bem idosas, mas de uma lucidez incrível. Eles contam como conseguiram se esconder e também pessoas que os esconderam nesse período.
Eu via o filme e me perguntava: Por que tanta maldade no mundo? O que leva uma pessoa espalhar tanto ódio pelo mundo, simplesmente porque ele se acha superior e o que ele considera inferior deve morrer? Não dá para acreditar que tivemos um momento tão sangrento e tão recente no nosso mundo. Ao mesmo tempo que eu ficava sem entender tudo aquilo, eu pensava em algumas conversas que eu já com os meus amigos e uma das frases que eu mais ouço: "Não tenho fé na humanidade", acho bem forte, mas acabamos falando quando nos deparamos com situações cruéis, por um lado é bom termos esse tipo de espanto e até falar uma frase dessas, porque nos mostra que ainda temos empatia, e que mesmo com toda a maldade no mundo e as atitudes das pessoas não fomos contaminados por essas situações e não endurecemos o nosso coração. Por outro lado, eu falo comigo mesma que se eu perder a fé na humanidade terei perdido a fé em mim. Quer dizer, eu não acredito que possa fazer diferença no mundo de alguma forma, quando falo em mundo não estou falando em planeta Terra, mas o mundo de alguma pessoa do meu vínculo, cada um de nós somos um mundo particular e basta um pouquinho de amor e paciência para ser explorado. Tem uma frase que foi dita no filme que eu gostei e acabei anotando no meu caderno: "Se você salvar uma pessoa vai ter salvo o mundo todo". Achei a frase bem interessante, porque a gente tem a mania e também a vaidade de achar que para fazer a diferença no mundo temos que fazer algo grandioso que vai ser noticiado pelas grandes mídias e acabamos não nos dando conta de que o que faz diferença nas nossas vidas são as coisas mais simples. No filme, eles não podiam ter uma identidade. Um nome. Uma religião. Não podiam sair na rua. A comida era escassa. Imagina viver num mundo em que você não pode confiar em ninguém porque podem te denunciar e você ser morto. Mesmo no meio desse caos, ainda existiram pessoas dispostas à fazer a diferença na vida delas. Ignoraram os seus medos, as suas limitações e se dispuseram à salvar a vida nem que seja de uma única pessoa. Cada vez mais acredito que o mundo ainda não está pior porque existem pessoas dispostas à serem boas nem que seja para o vizinho do lado. Não somos perfeitos, mas podemos ser um pouco melhores do que somos.

Comentários

  1. Respostas
    1. Obrigada, por sempre ler os meus textos e comentar. ❤❤❤

      Excluir
  2. Acho q há maldade ainda no serhumano por não conhecer a Jesus conhecerei a verdade e a verdade vos libertará
    É a verdade é Jesus

    ResponderExcluir
  3. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.

    Mateus 24:12

    para mim essa é a frase mais profetica de facil, visualização de seu comprimento, a cada dia as pessoas são magoadas, assasinadas, fraudadas entre outras muitas maldades que daria uma lista maior. Mas nosso corpo humano não é igual ao do mestre, a cada maldade recebida e uma maldade repassada, e por isso o mundo caminha, mais para o pior.
    Vemos nossas eleições, as pessoas não estão preocupadas com a saúde, não elegeram médicos, não estão preocupados com educação, não quiseram os candidatos professores, os campeões de votos e nosso futuro presidente, é quem prega vingança, os irmãos não querem mais salvar as almas, mais sim punir os corpos, e no dia do juízo final sera que receberão misericórdia, da mesma forma que deram ?

    ResponderExcluir
  4. Massagem de maçãs boa noite

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

***Bom Dia,Boa Tarde,Boa Noite-EU PRECISO DE VOCÊ***

***POEMA DE CLARICE LISPECTOR***

***Um Milagre Chamado Lingerie***